quinta-feira, 5 de junho de 2008

MADE IN BRAZIL


A cachaça pertence a nobre família das aguardentes, de eau-de-vieou aquavit. Trata-se de um destilado feito à base de cana de açúcar, leveduras e água. A produção se concentra no período de maio a outubro, quando ocorre a safra da cana-de açúcar. Seu processo
de fabricação inicia-se com a moagem da cana, que produz um caldo ao qual adiciona-se água, resultando no mosto. Sob efeito das leveduras, o mosto entra em processo de fermentação.
Após a fermentação processa-se a destilação em alambique de cobre.
O armazenamento é feito em tonéis de madeira.
Vamos simplificar o processo de produção da cachaça nos seguintes
passos: corte da cana, fermentação, destilação e envelhecimento.

Corte da Cana:

É realizado quando a cana está madura, ou seja, em seu estágio mais doce, sem utilização do recurso de queimadas visando preservar todas as propriedades da cana.


Fermentação:


A garapa obtida é depositada em dornas contendo fermento natural, obtido da própria cana-de-açúcar misturada a farelo de arroz, totalmente isento de aditivos químicos. O processo é controlado por medições no grau de sacarose e temperatura do mosto e possui uma duração que varia de 24 a 26 horas.
Essa fase do processo requer uma higienização constante do ambiente visando evitar proliferação de fungos responsáveis pela contaminação da fermentação, o que
comprometeria seriamente a qualidade final da cachaça.

Destilação:


Esta é a fase final do processo de produção da cachaça. A garapa fermentada é levada para o alambique de cobre, metal apropriado para fornecer o “bouquet” característico da cachaça mineira. O teor de cobre na bebida é controlado por filtragem (troca catiônica) e análises laboratoriais para que, não ultrapasse os índices permitidos pelo Ministério da Saúde.
Na destilação são retirados a cabeça, cachaça obtida no início da alambicagem/destilagem e que concentra alto teor de aldeídos, e a cauda que é a porção final da destilação e possui graduação muito baixa. Dessa forma o produto obtido da destilação que é realmente utilizado para a produção de cachaça é chamado de coração e contém todas as características desejáveis para uma cachaça de qualidade.

Envelhecimento:


Após alambicagem/destilagem, a Cachaça é depositada em tonéis carvalho por um período mínimo de 1 ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário