Renomados e titulados palestrantes, do Brasil e do exterior, apresentaram temas inovadores no Mega Evento Nutrição 2008.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Mega Evento Nutrição 2008/São Paulo
Renomados e titulados palestrantes, do Brasil e do exterior, apresentaram temas inovadores no Mega Evento Nutrição 2008.
domingo, 27 de julho de 2008
O GLOBO BAIXADA_ESPECIAL VIDA SAUDÁVEL - Domingo, 27 de julho de 2008 - Nº934

A chef Monique Souza, do Senac Duque de Caxias, comenta na edição especial Vida Saudável 2008 do GLOBO-Baixada (leia a íntegra da reportagem no globo digital - só para assinantes) sobre o alto valor nutritivo do quinua, um cereal típico de Peru e Bolívia.
Segundo ela, trata-se de um grãozinho rico em proteínas que pode inclusive substituir a carne numa dieta balanceada. Não faltam receitas com o ingrediente, entre as quais saladas em geral. Há inclusive uma versão de tabule.
Monique sugere o tabule de quinua, que leva, além do cereal previamente cozido, manga, pimentão vermelho, hortelã e salsa fresca, sal refinado, limão e azeite extravirgem.
domingo, 13 de julho de 2008
terça-feira, 24 de junho de 2008
PARA PARTICIPAR !!!!!


O Super Chef é o novo reality do Mais Você que, durante 11 semanas, vai acompanhar os 12 escolhidos em uma verdadeira maratona de formação de um mestre na gastronomia !
Os participantes têm que mostrar que entendem do assunto para conquistar o “toque” o chapéu de chef mais cobiçado! E não pára por aí! O vencedor ganha também um prêmio de R$ 50 mil reais.
Prêmio Revelação Gula 2008
Basta enviar uma receita de Comemoração dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil.
Dia de Santo!!!


A alegria de Zacarias foi tão grande que ele perdeu a voz desse momento em diante. No dia do nascimento do filho, perguntaram a Zacarias como a criança se chamaria. Fazendo um grande esforço, ele respondeu "João" e a partir daí recuperou a voz. Todos fizeram um barulhão enorme. Eram vivas para todos os lados.
Vem daí o costume de soltar as bombinhas, tão apreciadas pelas crianças, durante os festejos juninos.

§ 600 ml de leite
§ 1 xícara e meia de chá de tapioca
§ 2 ovos
§ 1 colher de sopa de manteiga
§ 1 lata de leite condensado
§ 1/2 coco ralado
§ 1pitada de sal.
§ 200 g de açúcar para caramelizar a forma .
1. Deixe a tapioca descansar até o leite cubrir ela toda.
2. Bata no liquidificador os ovos, manteiga, leite condensado, coco ralado e uma pitada de sal.
3. Caramelize a forma. Acrescente a mistura que você bateu no liquidificador e jogue na forma já caramelada.
§ - 2 xícaras de chá de açúcar
§ - 1 xícara de chá de Karo
§ - 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
1. Em recipiente fundo, mistura-se o amendoim, o açúcar e o Karo, leva-se ao forno por 10 minutos em potência alta, mexendo algumas vezes.
2. Retiro do microondas acrescente o bicarbonato, mexa e despeje imediatamente em pedra mármore untada com margarina. Deixe esfriar e quebre em pedaços.

§ - 2 xícaras de chá de açúcar
§ - 2 xícaras de chá de trigo
§ - 1 xícara de chá de fubá
§ - 3 colheres de sopa de margarina
§ - 1 xícara de chá de leite
§ - 4 colheres de chá de fermento
1. Bater as claras em neve, acrescentar o açúcar, continuar batendo.
2. Acrescente aos poucos os outros ingrediente e continue batendo, coloque por último o fermento, bata por mais 1 minuto. Coloque a massa numa forma untada e deixe assar em forno médio pré aquecuecido.
quinta-feira, 5 de junho de 2008
MADE IN BRAZIL

Vamos simplificar o processo de produção da cachaça nos seguintes
Corte da Cana:
É realizado quando a cana está madura, ou seja, em seu estágio mais doce, sem utilização do recurso de queimadas visando preservar todas as propriedades da cana.
Fermentação:
A garapa obtida é depositada em dornas contendo fermento natural, obtido da própria cana-de-açúcar misturada a farelo de arroz, totalmente isento de aditivos químicos. O processo é controlado por medições no grau de sacarose e temperatura do mosto e possui uma duração que varia de 24 a 26 horas.
Essa fase do processo requer uma higienização constante do ambiente visando evitar proliferação de fungos responsáveis pela contaminação da fermentação, o que comprometeria seriamente a qualidade final da cachaça.
Destilação:
Esta é a fase final do processo de produção da cachaça. A garapa fermentada é levada para o alambique de cobre, metal apropriado para fornecer o “bouquet” característico da cachaça mineira. O teor de cobre na bebida é controlado por filtragem (troca catiônica) e análises laboratoriais para que, não ultrapasse os índices permitidos pelo Ministério da Saúde.
Na destilação são retirados a cabeça, cachaça obtida no início da alambicagem/destilagem e que concentra alto teor de aldeídos, e a cauda que é a porção final da destilação e possui graduação muito baixa. Dessa forma o produto obtido da destilação que é realmente utilizado para a produção de cachaça é chamado de coração e contém todas as características desejáveis para uma cachaça de qualidade.
Envelhecimento:
Após alambicagem/destilagem, a Cachaça é depositada em tonéis carvalho por um período mínimo de 1 ano.
Para comemorar o dia 12 de Junho


A gênese da história do Cupido está milhares de anos atrás, nas mitologias grega e romana. Na Grécia, o menino alado cujas flechas faziam homens e deuses se apaixonarem era conhecido como Eros, o filho mais novo da deusa do amor e da beleza, Afrodite. A mitologia análoga romana foi que lhe nomeou Cupido, filho de Vênus.
A história em torno do deus Cupido tem um exemplo de prova de amor incondicional. Reza a lenda que Vênus tinha inveja da beleza de uma mortal chamada Psique e pediu a seu filho que a castigasse. Em vez de castigá-la, no entanto, Cupido se apaixonou por ela e a tomou como esposa.
Mas havia uma condição para que permanecessem juntos: como era uma mortal, a bela moça não podia olhar no rosto do deus com que se casara. Persuadida por suas irmãs, Psique transgrediu a proibição e, agora como castigo, Cupido a abandonou. O castelo em que moravam também desapareceu, assim como os jardins, e a jovem se viu isolada num campo aberto sem sinal da presença de seu amado ou de qualquer outro ser vivo.
À procura de seu amor, Psique se deparou com o templo de Vênus. A deusa, como preço a pagar pela desobediência, ordenou-lhe uma série de quatro tarefas, cada qual mais árdua e perigosa que a outra.
Movida pelo desejo de seguir à busca do amor que perdera, a bela mortal completou as provas do Fogo, da Terra e do Ar até a tarefa final e mais difícil: com uma pequena caixinha às mãos, deveria descer ao reino sombrio dos mortos e nela trazer um pouco da beleza de Prosérpina, mulher de Plutão e rainha daquelas trevas.
Aflita, a jovem foi ao alto de uma torre e pensou em de lá se jogar para, assim, chegar ao reino dos mortos. Antes que pudesse concretizar a idéia de suicídio, a própria torre ergueu a voz e a ensinou o caminho até as profundezas sem que fosse necessário se matar. Aconselhou-a, ainda, com um aviso específico: que jamais abrisse a caixa.
Psique teve sucesso na missão, mas, no caminho de volta, foi vencida pela tentação. Abriu a caixa e o que encontrou não foi beleza, mas um sono letal que a invadiu.
Tempos depois, Cupido a encontrou. Jazia sem vida no chão. O filho de Vênus, ativado pelo perdão, retirou o sono do corpo da amada e colocou de volta na caixa. Vênus também a perdoou. Os deuses, tocados pelo amor de Psique a Cupido, alçaram-na à condição de deusa e permitiram que ela vivesse ao lado de seu grande amor - e para ele pudesse olhar - por toda a eternidade.
1 colher de sopa de manteiga
Modo de Preparo:
Numa tigela refratária média, coloque a
Ingredientes:
1 peito de frango
Modo de Preparo:
Separe os filés do peito de frango e regue com o
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Em uma panela misture todos os ingredientes e
quinta-feira, 29 de maio de 2008
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Essa eu quero ver!!!

Jamie Oliver aconselhou as mulheres durante um encontro literário.
O badalado chefe britânico Jamie Oliver afirmou que as mulheres deveriam fazer greve de sexo para obrigar seus parceiros a começar a cozinhar.
A declaração de Oliver foi feita durante uma sessão de perguntas e respostas com o público no festival literário Hay-on-the-Wye, na cidade de Powys, no País de Gales.
"Os homens são muito simples. Eles fazem tudo por sexo. Por isso, a melhor maneira de fazer os homens entrar na cozinha é se recusar a fazer sexo até que eles comecem a cozinhar", disse o chef.
Além disso, Oliver afirmou ainda que "as melhores chefs do mundo são mulheres".
Hábito
O chef, que virou celebridade internacional graças ao seu programa de TV - e que ganhou notoriedade na Grã-Bretanha com suas campanhas por uma alimentação mais saudável nas escolas - disse que está tentando fazer com que as famílias entendam que o ato de cozinhar pode tornar a vida mais simples e reduzir o custo da alimentação.
"Estou vivendo com famílias que não têm o hábito de cozinhar em suas vidas e quero que elas se apaixonem pela cozinha", afirmou Oliver.
"As pessoas perderam a noção de que a comida é algo importante. As crianças deveriam poder sair da escola e saber preparar um prato simples", disse.
Porcos
Durante o festival, Jamie Oliver também indicou que sua próxima campanha será por uma melhoria nas condições de criação de porcos.
Em janeiro, um documentário feito por Oliver sobre a indústria do frango, que mostrava o processo de criação das aves, foi transmitido por um canal de televisão britânico para incentivar a criação solta dos animais.
De acordo com o chef, a opção pelos suínos se deve a escolha de sua própria audiência. Segundo ele, outros planos incluíam campanhas para melhorar o processo de criação de gado e da produção de leite.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Profiteroles com Sorvete

Ingredientes:
Massa
- 2 xícara(s) (chá) de água
- 1 colher(es) (chá) de sal
- 6 colher(es) (sopa) de manteiga
- 3 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
- 4 unidade(s) de ovo- quanto baste de sorvete de creme
Calda - 200 gr de chocolate meio amargo picado(s)- 1 lata(s) de creme de leite sem soro
Massa
- Em uma panela, misture a manteiga, a água e o sal. Aqueça até a manteiga derreter.
- Deixe levantar fervura e desligue em seguida.
- Junte a farinha em seguida toda de uma vez e bata vigorosamente com a colher, até a massa se soltar das paredes da panela.
- Volte a panela ao fogo e continue a bater em fogo baixo por cerca de 30 segundos, só para secar a bola de massa.
- Junte os ovos, um de cada vez, mexendo bem após cada adição até que a massa fique brilhante e macia.
- Unte uma assadeira e peneire farinha de trigo. Faça bolinhas (do tamanho desejado) com a massa e coloque-as na assadeira.
- Pincele-as com gema de ovo. Asse em forno pré-aquecido por 25-30 min.
- Quando as bombinhas estiverem prontas, corte-as horizontalmente.
- Encha as bombinhas cortadas horizontalmente com o sorvete de creme, empilhe-as em uma travessa rasa.
Calda
Derreta o chocolate em banho-maria, em seguida adicione o creme de leite. Mantenha essa calda aquecida. Despeje a calda quente de chocolate por cima das bombinhas. Sirva imediatamente.
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Para o Dia das Mães

Fal Azevedo - Crônica - Dia das Mães
Um dia para mimá-la e agradecer tudo o que a santa fez por você todos esses anos. As horas perdidas na cabeceira da sua cama enquanto você fingia dor-de-ouvido pra não ir fazer a prova de biologia, seu imprestável. As vezes em que ela torrava o dinheirinho juntado a duras penas num par de patins ou numa nova bicicleta para você, dinheirinho que era para uma nova camisola ou para aquele estojo de maquiagem. Aquele mesmo par de patins que estava na boca do cachorro uma semana depois, a mesma bicicleta largada na chuva no dia seguinte da compra.

Todas as vezes que você chegou sem avisar com sua quadrilha, digo, com seu grupo de amigos, todos famintos como lobos, e a coitada lá, se esfalfando, caridosamente alimentando, com apenas meio pacote de pão de forma, dois ovos e uns pedaços de queijo duro, você, o Fabão, o Boca Santa, o Alpiste e o Gordurinha. E enquanto a pobrezinha fazia o milagre da multiplicação dos restos de geladeira e conversava com seus amigos, o primeiro humano que falava com eles em semanas, você fazia o que, ó, filho ingrato? Exato, se balançava feito um suicida nas pernas de trás da cadeira da cozinha e revirava os olhos, resmungando "minha mãe só me faz passar vergonha". Ingratidão, ingratidão. E a vez em que você comunicou, às dez e meia da noite, que o projeto de ciências era para amanhã, primeira aula, e a coitada passou a noite às voltas com bolinhas de isopor, cabides e argila, tentando reproduzir o sistema nervoso duma rã-malhada-das-estepes.

E depois você ainda reclamou da nota. Hum, e quando a pobrezinha voltou de Aparecida com a Tia Miloca e pegou você na sala, peladão, cantando Matriz e Filial, usando a escova de lavar privada como microfone? Você não acha que toda uma vida de decepções, agonias, e dores merece uma compensação? Um pedido de perdão pelas 48 horas miseráveis de trabalho de parto que ela atravessou porque você era muito cabeçudo, por todas as suas calhordices, o tanto de dinheiro e cigarros que você roubou das bolsas dela, cursos largados no meio, amigos esquisitos e namoradas inadequadas? Sim, você acha. E você até já sabe como. Você, e mais metade da população da cidade, tiveram a brilhante idéia de levar a mamãe a um restaurante no Dia das Mães! Para poupar trabalho, eu sei. E aí, ao invés de passar longas e miseráveis horas de pé na cozinha, mamã passará longas e miseráveis horas de pé na fila do restaurante. Tenha santa paciência! Você é um adulto, coragem, encare a cozinha. Mãe vale esse sacrifício. Nada muito complicado, mas feito com cuidado, com amor, uma mesa bonita, bem montada, a louça boa usada finalmente. (Aliás, use tudo que você tem de melhor, sempre, sempre. Caixão não tem gaveta.) E depois de ter mimado sua mãezinha com uma comidinha saudável, cheirosa, nada de ir pro sofá, belo. Tem que lavar a louça e arrumar a cozinha. Mãe sofre.

domingo, 4 de maio de 2008
RECEITAS

- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar (ternura)
- 1 1/2 xícara (chá) de manteiga (compreensão)
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (força)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó (desenvolvimento)
- 1 1/2 colher (chá) de canela em pó (coragem)
- 1 1/2 colher (chá) de cravo em pó (perspicácia/dinheiro)
- 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas (fé)
- 1 xícara (chá) de uvas passas escuras (paciência)
- 1 xícara (chá) de cerejas vermelhas bem picadas (amor)
- 1 xícara (chá) de cerejas verdes (esperança e alegria)
- 1 xícara (chá) de damasco bem picado (luz)
Para o glacê:
- 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
- 6 colheres (sopa) de leite
Modo de Preparo
Bata os ovos inteiros até ficarem esbranquiçados. Vá adicionando o açúcar e a manteiga. Quando você colocar a manteiga, ficará com aparência de talhado, mas depois que colocar os outros ingredientes, fica normal.
Tire da batedeira, acrescente a farinha, o fermento, o cravo em pó, a canela e misture com uma colher de pau. Junte as frutas cristalizadas, as uvas passas, as cerejas e o damasco.
Despeje a massa numa forma redonda com 30 cm de diâmetro. Asse em forno pré-aquecido (180ºc) por 35 min ou até que, enfiando um palito, saia limpo. Se necessário, cubra com papel-alumínio para não dourar demais. Deixe esfriar e desenforme.Decore com o glacê.
Para o glacê:
Misture bem o açúcar com o leite. Leve ao fogo para engrossar por mais ou menos 5 min e tire do fogo. Quando começar a formar uma película (parecendo que vai açucarar), mexa bem e despeje sobre o bolo.
Obs: não deixe esfriar muito o glacê senão ele vai açucarar.
sábado, 3 de maio de 2008
APRENDA A ARTE CULINÁRIA
É um serviço desenvolvido para atender clientes especiais como você que busca atendimento diferenciado, qualidade, praticidade e comodidade.
- aulas de culinárias na sua casa;
- organização da dispensa, geladeira e freezer;
- compra de supermercado e hortifruti;
- eventos para grupos pequenos;
- treinamento de equipes de cozinha e salão;
- capacitação de empregadas domésticas;
- desenvolvimento de cardápios;
- capacitação para noivas.
Cada produto é desenvolvido conforme as as suas necessidades (disponibilidade de tempo, restrições alimentares, estilo de vida, estrutura familiar e etc.)
Monique Souza
Personal Chef de Cozinha
(21) 8620 2258
Maiores informações :gastronomiaevoce@gmail.com